quarta-feira, 27 de julho de 2016

Arraso deseducado

     Na mesma semana:
- A querida Rede Globo, esta emissora que tanto contribuiu e contribui para a majoração dos ideais democráticos no Brasil, defende (em editorial, frise-se) o fim do ensino público em instituições federais de ensino superior.
- É aprovada em primeira instância na Câmara dos deputados (tão boa quanto Eduardo Cunha) a cobrança absurda, imoral, acintosa de cursos de pós-graduação em instituições públicas.
- Acabou-se com o programa Ciências sem Fronteiras (para não admitir a verdade que o programa foi eliminado, o governo golpista e ilegítimo, de maneira sabuja e hipócrita diz que o programa foi “alterado”).
- Avançam as discussões sobre o projeto de inspiração nazifascista “escola sem partido”.

     É bom que todos tenham a exata noção da amplitude destas ações: é um ideal claro, propositado, destruir o ensino público brasileiro de A à Z (sem KY e W), eliminando o pensamento crítico, eliminando a liberdade, eliminando a divergência, eliminando o acesso de qualquer brasileiro à instituições públicas de ensino superior. Querem (e estão conseguindo) arrasar a educação brasileira de ponta a ponta.

     O que se tenta de maneira deliberada, no fim das contas, é transformar os alunos brasileiros nas cabeças de gado que se encaminham pacificamente para o abatedouro.

      O conservadorismo sabe que um dos últimos bastiões onde o fascismo ainda não grassou, onde o fascismo ainda não tomou conta na sociedade, são nas instituições públicas de ensino superior. Conseguiram que o fascismo, mais ou menos despudorado, tomasse conta da mídia, das igrejas (com raras e honrosas exceções), do judiciário praticamente na sua totalidade, das polícias, etc. 

     Como as universidades resistiram, são alvos de um ataque maciço, evidentemente orquestrado.

     Pensar que alguns anos atrás discutíamos royalties do Fundo Social do Pré-Sal para a educação, educação em período integral, 10% do PIB para a educação, e agora estamos nesse estado... seria de se impressionar como conseguimos degenerar tão profundamente em um espaço de tempo tão curto. Não impressiona, não espanta, porque sabíamos quais as forças que impulsionavam o golpe – e que agora mostram mais uma vez, de maneira impudente, sua face monstruosa.

     Uma lástima.

P.S.: A família Marinho e as organizações globo são inimigas do Brasil e dos brasileiros, e assim devem ser tratadas.

Nenhum comentário: