terça-feira, 12 de março de 2013

Manifesto sobre Neymar - por Sérgio Luiz Corrêa (Jornal da Orla - Coluna do Corrêa)

Não faltam opiniões a respeito de Neymar no local de trabalho, nas tertúlias de café e nos botecos, e entre blogueiros, colunistas e comentaristas de rádio e televisão. Afinal, somos um país com 190 milhões de entendidos de futebol. Dia desses, um dos meus onze leitores enviou-me um parecer sobre Neymar. O lado singular do manifesto é que este leitor foi jogador no passado e é torcedor do Santos, mas pediu-me gentilmente que não revelasse seu nome. "É que os meus filhos e os amigos dos meus filhos são torcedores do Santos e fãs de Neymar", justifica, objetivando com isso evitar a discórdia na família e, por tabela, no seu círculo de amizades. Mas jogou o ônus para a coluna "agasalhar". Aberto o espaço de forma democrática, portanto, segue abaixo a íntegra do seu artigo:

“Falta muito para Neymar ser considerado um craque. Por quê?

O Neymar, que arrasa defensores na maioria dos jogos na Vila Belmiro (em minha opinião ele, até então, tem se revelado um jogador de Vila Belmiro) e que por essas atuações e alguns gols espetaculares é endeusado pela mídia, tratado como joia pelos dirigentes praianos (especialmente pelo LAOR, o presidente do Santos FC) é enaltecido ensandecidamente pelos torcedores mais jovens. Nunca brilhou, nunca teve atuação destacada e nunca fez gols maravilhosos quando teve de enfrentar equipes do primeiro escalão do futebol mundial. Ele vem acumulando fracassos, como na decisão do Mundial Interclubes entre Santos e Barcelona, na Copa América de 2011 e na Olímpiada de Londres. Nas seis partidas que a seleção brasileira disputou contra adversários que venceram a Copa do Mundo ao menos uma vez - ou os que estão entre os dez primeiros colocados do ranking da FIFA - e que contou com o Neymar em campo, o saldo foi de dois empates e quatro derrotas frente à Argentina (duas derrotas), França, Alemanha, Colômbia e Inglaterra. Nesses jogos, Neymar fez apenas dois gols. E tem mais: se ante adversários brasileiros Neymar dribla incessantemente (com adversários mais frágeis), tripudia, faz e acontece, aplica o drible "lambreta", sassarica, penteia a bola, faz malabarismos e outros 'quetais´', ele está bem longe de apresentar o mesmo desempenho nos grandes jogos da seleção brasileira.

O Neymar é um driblador emérito e incomparável, tem uma habilidade incrivelmente fantástica, é criativo, imaginativo, inovador, tem velocidade, controle de bola, bate bem tanto com a direita quanto com a esquerda (com a cabeça é um desastre), mas é demasiadamente personalista, individualista, prende exageradamente a bola, quer decidir tudo sozinho, dribla desnecessariamente em zona de perigo para sua defesa, fantasia demais os lances abusando dos efeitos especiais. É um craque na verdadeira acepção da palavra? Na minha opinião, ainda assim ele não pode ser considerado. Tem potencial para sê-lo, mas ele tem de ouvir mais as vozes experientes (não só de Pelé como também de Coutinho, que não aprecia nenhum pouco o garoto Neymar).

O Neymar mostra ser muito inteligente quando adia eventual ida para Europa (ele decididamente e os números são irrefutáveis, pois não está preparado para enfrentar a marcação praticada na Europa). A seleção brasileira em março enfrentará a seleção da Itália e este será um novo teste para o Neymar. Eu não acredito que ele brilhará. Devo lembrar que na derrota para a Inglaterra o Neymar não luziu e não pode nem alegar que sofreu marcação violenta e implacável, pois sofreu apenas uma falta durante todo o jogo (no Brasil sofre 11 ou 12 faltas por jogo porque é um "cai cai" e os juízes são complacentes com ele).

E o Neymar é bonzinho?

Em 02/10/2010, Neymar, junto com outros jogadores do Santos, se recusou a distribuir ovos de páscoa para crianças com deficiências físicas que eram cuidadas por uma instituição espírita (Mensageiros da Luz) alegando razões religiosas - ele e toda a família são evangélicos.

Em 15/09/2010, em jogo contra o Atlético Goianiense, ao receber ordens do técnico Dorival Junior para não bater o pênalti, Neymar rebelou-se, discutindo com o treinador. No vestiário, ele continuou com seu ato insolente atirando um copo isotônico no auxiliar do treinador.

Em 06/10/2011, após o jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, Neymar e outros jogadores, inobservando instruções do treinador Dorival Júnior, saíram para a balada. O treinador solicitou punições para Neymar e companheiros e não foi atendido.

Em 06/04/2011, em jogo na Vila Belmiro contra o Colo-Colo, do Chile, válido para pela Libertadores, Neymar foi expulso após comemorar seu gol com uma máscara com a sua foto que os dirigentes do Santos haviam distribuído aos torcedores.

Temporada de 2011: até o dia 16 de agosto de 2011, Neymar acumulava 14 cartões amarelos e apenas 13 gols. Tinha mais cartão amarelo que gols feitos. Em 2011, ele recebeu um cartão amarelo a cada dois jogos (o zagueiro Durval havia recebido cinco cartões em 44 jogos). As maiores punições do Neymar foram atribuídas a atitudes antidesportiva.

NEYMAR E O APOIO DA MÍDIA

Quando Neymar faz três gols, o que é uma raridade, a imprensa nacional faz um carnaval tremendo com o feito do atleta.

Só para constar, eu devo lembrar que Neymar, nesta sua curta carreira profissional (2009-2013), disputou 231 jogos e fez 158 gols - média de 0,68 gols por jogo - e em apenas em oito jogos fez mais de três gols (foram três em seis partidas, quatro em uma partida e cinco gols em outra). Só para ilustrar, eu devo lembrar que Pelé, com os mesmos quatro anos de carreira do Neymar (07/09/56 a 07/09/60) tinha feito mais de três gols em 36 jogos (três gols em 22 jogos, quatro gols em 13 jogos e cinco gols em um jogo). E com os mesmos 21 anos do Neymar, Pelé tinha feito três gols em 47 jogos (três gols em 28 jogos, quatro gols em 16 jogos e cinco gols em três jogos). Ele tem de ouvir o Pelé referencialmente, com respeito e divinização ou não? E esse Wagner Ribeiro tem mais é que enfiar o rabo entre as pernas, pois quer defender o indefensável tendo em mira justamente o Pelé.

Quando Neymar completou 21 anos, a imprensa alardeou com espetacularização que enquanto ele ao completar essa idade totalizava 152 gols, o Messi, com a mesma idade, havia feito apenas 40 gols. E o Pelé? É uma afronta fazermos comparações. Pelé, quando completou 21 anos em 23/10/1961, tinha totalizado 441 gols na carreira profissional. Muitos podem estrebuchar que não se trata de fazer comparações com o Pelé. Como? A revista "Time" exibiu a foto do Neymar na capa com a alusão ao novo Pelé (o Neymar diplomaticamente sempre refuta comparações). Quanto novos Pelés se tentou "fabricar" nos últimos 35 anos?

A mídia tem iludido aos mais inexperientes leitores (estes sequiosos por um endeusamento cada vez mais profundo de Neymar) fazendo supor que ele é o maior artilheiro do Santos após Pelé. Um ledo, tendencioso e grave equívoco: Pepe fez 405 gols em 750 jogos, média de 0,98 gols por jogo; Coutinho fez 370 gols em 457 jogos, média de 0,81 gols por jogo; Toninho Guerreiro fez 283 gols em 373 jogos, média de 0,76 gols por jogo; Feitiço fez 216 gols em 151 jogos, média de 1,43 gols por jogo; Dorval fez 198 gols em 612 jogos, média 0,32 gols por jogo;

Edu fez 183 gols em 584 jogos, média de 0,31 gols por jogo; Araken Patuska fez 177 gols em 193 jogos, média 0,92 gols por jogo; Pagão fez 159 gols em 345 jogos, média de 0,46 gols por jogo; Tite fez 151 gols em 475 jogos, média de 0,32 gols por jogo; Camarão 150 gols em 270 jogos, média de 0,56 gols por jogo ; Antoninho fez 145 gols em 400 jogos, média 0,36 gols por jogo. Odair "Titica" fez 134 gols em 225 jogos, média de 0,60 gols por jogo; Neymar fez 131 gols em 214 jogos, média de 0,61 gols por jogo.

Neymar é fruto do mais audacioso, arrojado, profundo e prodigioso plano de marketing que se ousou criar no mundo inteiro. E os marqueteiros podem se considerar os mais iluminados do planeta".

Comentário
Poucas esperanças tenho com relação ao título da seleção brasileira em 2014. Acho, aliás, que a seleção sucumbirá facilmente ante a imensa pressão que receberá – que será a maior de todos os tempos que uma seleção brasileira já recebeu.
A fala da torcida é clara: ganhar é uma obrigação.
Porém, basta olhar o desempenho da seleção na Copa América para compreender que talvez sequer conseguíssemos nos classificar para a copa do mundo se não fôssemos os anfitriões.
Temos um técnico que passa por uma fase ruim, a fase dos jogadores brasileiros não é a desejável, não possuímos um centro-avante e um goleiro confiáveis;  e, como se não bastasse, o Neymar, tenta ultrapassar o Kaká como o maior embuste do futebol de todos os tempos. Neymar NUNCA, NUNCA jogou bem contra uma boa defesa.
Aliás, o único jogador de ataque em que sinto confiança é o Hulk. Ademais, em minha singela opinião, todos têm muito mais nome que futebol.

Nenhum comentário: