domingo, 27 de janeiro de 2013

Passos largos em direção ao fascismo

Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo”. (Malcolm X)

Começo com uma frase que se aplicará melhor no final do texto, na verdade.

 Acampamento Nova Canudos (1999)
Foto: João Zinclar
O movimento dos trabalhadores rurais sem terra, como é consabido, é o mais importante movimento social da América Latina. As dezenas de milhares de pessoas que compõem suas fileiras são oriundas do estrato mais desfavorecido da sociedade, trabalhadores que lutam por um pedaço de terra fértil onde possam trabalhar.
É extensa a história do movimento e eu não conseguiria em parcas linhas resumi-la, mas devo destacar duas coisas. Primeiro, o quão desfavorável é a condição social dos membros do MST: vivem em barracos cobertos por lonas, enfrentando ora muito frio, ora muito calor, em beira de estradas, tomando chuva e sol no lombo, em precaríssimas condições sociais, sendo muitas vezes agredidos, tanto pelos capangas dos latifundiários quanto pelas forças públicas que deveriam protegê-los. São trabalhadores que, feito Atlas, tem um mundo a carregar nas costas e recebem toda a sorte de ataques que se possa imaginar da sociedade que deveria resguardá-los.

Outro ponto, é sobre a legalidade das ações do MST. Normalmente acusado de “baderneiros”, é bom que, sem filtros ideológicos, leia-se diretamente o que diz a constituição sobre o tema para que possamos avaliar as ações do movimento.
De acordo com o art. 5º, XXIII, da constituição federal de 1988:

A propriedade atenderá à sua função social”.

Especificamente no que tange a propriedade rural, o art. 186 da constituição federal complementa:

Art. 186. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos:
I - aproveitamento racional e adequado;
II - utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;
III - observância das disposições que regulam as relações de trabalho;
IV - exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.

Ou seja, de acordo com a lei, é necessário que se atendam simultaneamente alguns critérios (produtividade, legislação trabalhista e ambiental e o bem-estar dos proprietários e trabalhadores) para que se faça jus a propriedade.
Nada mais justo, já que a terra é um bem finito e uma necessidade do próprio país. Se uma pessoa tem um milhão de reais e ao invés de aplicar o dinheiro para gerar emprego e renda ele prefere deixar na poupança, tudo bem, é um direito da pessoa. Agora não se pode fazer isto com uma grande quantidade de terra, um proprietário não pode dizer “ah, a terra é minha eu faço dela o que eu quiser”, deixando-a abandonada ao relento. Terra é um bem finito, é necessário ao país que seu proprietário a utilize para produção de alimentos. Caso não seja do seu interesse trabalhar na terra, que se desfaça da propriedade, então. É uma obviedade e é o que preconiza a constituição, a terra deve ter aproveitamento racional e adequado. Um latifúndio improdutivo não se enquadra de nenhuma maneira nesta condição. Porém, nos grandes veículos de comunicação, esta parte da lei sempre será seletivamente esquecida quando se for tratar de qualquer assunto que tange ao MST.

É como quando há um protesto: a imprensa marrom de sempre vai perguntar para as pessoas prejudicadas pelo atraso que ele esta gerando no trânsito sobre o que elas acham do mesmo. Evidentemente, as pessoas temporariamente prejudicadas vão reclamar. Muitas ainda vão dizer, tolamente, que o protesto esta impedindo “o direito de ir e vir” – mais uma vez, portanto, dirão que os que os que protestam estão infringindo a lei.
Os trabalhadores reclamam seus direitos
Quem diz isto não consegue analisar que, quando são obrigados a pararem em um sinal de trânsito vermelho, o semáforo esta impedindo seu direito de ir e vir. Ora, o sinal de trânsito impede seu direito individual de ir e vir porque o direito coletivo de organizar o trânsito prepondera sobre o seu individual de ir e vir. Do mesmo modo, um protesto coletivo que defende um avanço para a toda a sociedade prepondera sobre o seu individual de trafegar. É simples.
Mas há uma seletividade na interpretação da lei e, os donos do poder arrumarão, se necessário for, todos os especialistas em direito para dizer que dois mais dois é igual a cinco, com vistas a influenciar a sociedade e o judiciário – e  normalmente conseguem seu objetivo, infelizmente.

Como não poderia deixar de ser, a imensa maioria das pessoas que são críticas do MST, não sabem, de fato, nada a respeito do movimento. Nunca foram a um acampamento ou assentamento pra ver a real situação deles (recomendo imensamente que o façam, pra ver a situação a que estes bravos trabalhadores são submetidos), tampouco conhecem o que dizem a constituição a respeito do uso da terra.

Na verdade, a oposição que muitas pessoas possuem contra o MST é oriunda da derrota do movimento (e da esquerda em geral) na batalha pela informação. Pegue-se o exemplo da invasão na plantação da Cutrale. Mostraram os trabalhadores rurais como os próprios demônios invasores de uma propriedade produtiva. Em nenhum momento os grandes veículos de comunicação, a imprensa marrom, disse o porquê de o MST ter invadido aquele lugar (como se houvesse doidos no movimento). O MST invadiu – muito bem invadido – porque aquela terra que a Cutrale estava usando era terra grilada, terra da união, que esta empresa simplesmente ocupou e tomou pra ela; invadiu porque a Cutrale “usa em larga escala, sem o devido controle, toda espécie de venenos, pesticidas e agrotóxicos, causando poluição das águas, rios, e especialmente poluindo o lençol freático que abastece o Aquífero Guarani”, utilizando inclusive o fungicida carbendazim, proibido em outros países, degradando nosso solo e nossa água para aumentar sua lucratividade; invadiu porque a Cutrale mantém trabalhadores em condições de superexploração, dentre tantos outros motivos mais (clique aqui para conhecer mais sobre a Cutrale). Mas ninguém ficou sabendo de nada – a não ser, claro, a opinião da Cutrale.

Bandeira do movimento
Neste quadrante, os críticos do movimento – os que ainda possuem alguma ética e respeito ao ser humano – dirão que a causa do MST é justa, mas que eles não sabem como defendê-la. Esquecem de avaliar, entretanto, que se não fossem as ocupações, os protestos, os enfrentamentos, os trabalhadores do MST jamais teriam ganhado um palmo de terra. Esquecem de tentar se informar sobre as causas, propósitos, meios e ações do MST. Já, por outro lado, há os completos lobotomizados, os derrotados da direita, os que não valem nem o ar que respiram. Estes dirão que o MST é um movimento terrorista, composto de ladrões, pilantras, etc. Estes são, propriamente, aqueles muito bem retratados na primeira frase com que começa este texto.

Atravesso este longo preâmbulo para tratar de uma tragédia ocorrida no dia 26/01 último em Campos dos Goytacazes. Um dos principais coordenadores do MST da região, morador do Assentamento Zumbi dos Palmares e um dos coordenadores do Assentamento Oziel Alves, o trabalhador rural Cícero Guedes dos Santos, foi assassinado a tiros.
Com sua militância política, sua liderança na luta pelos desvalidos, teve o mesmo fim destinado a tantos outros líderes de movimentos sociais. A grande jornalista Natalia Viana, no livro “Plantados no chão” (um título que é uma triste e bela metáfora sobre como as lideranças morrem, antes do tempo natural), fez uma coletânea dos assassinatos políticos no primeiro mandato do governo Lula – um governo dito progressista. O resultado é aterrador. Agora, no governo de uma ex-revolucionária, a tragédia segue se repetindo.
Natalia escreve:

“Um país que deixa matar seus líderes populares está se ferindo, se mutilando. Cada assassinato representa uma vitória para o atraso, a barbaridade, a raiva, a estupidez. Essa sangria permanente das mulheres e dos homens mais corajosos e dinâmicos, mais idealistas e generosos, tem um custo alto. A morte de um líder não é simplesmente a eliminação de uma pessoa inconveniente, mas um golpe contra a esperança. Contra o futuro.

Diz ainda:

O MST vive
A grande maioria dos assassinados por defesa de direitos no Brasil é composta de pessoas ligadas a algum movimento social, cuja atuação é diferente da dos profissionais geralmente considerados “defensores” pela ONU. São vítimas de violações que se organizam para pleitear o que lhes cabe por lei. Quando os sem-terra ocupam uma fazenda improdutiva, estão exigindo o cumprimento do artigo 184 da Constituição, que estabelece a função social da propriedade. Quando um grupo de estudantes bloqueia um terminal de ônibus, está realizando um ato político para reivindicar o que está expresso nas leis municipais – que a tarifa deve ser condizente com o poder aquisitivo da população.

E mais:

De certa forma, existe um elemento ideológico que entremeia todo esse processo. Para o advogado Darci Frigo (e para todos os outros entrevistados), o pano de fundo para o verdadeiro ciclo vicioso do crime político no Brasil é a criminalização dos movimentos sociais – ou seja, a associação entre militantes e criminosos perante a opinião pública.
“A criminalização tem vários estágios”, explica Frigo. Negar que os militantes lutam pelo que lhes é devido seria o primeiro passo para deslegitimar o movimento – algo que ocorreu inúmeras vezes na história recente do país. No entanto, o processo evolui de maneiras variadas. É comum, por exemplo, que autoridades procurem deslegitimar as lideranças como representantes de um anseio coletivo. A socióloga Silvia Viana Rodrigues aponta para o fato de que é cada vez mais comum ouvir governantes afirmarem que tal ou tal movimento “tem fins políticos”. “Qualquer liderança é acusada de ter aspirações político-partidárias. E o termo ‘político’ acaba ganhando uma conotação pejorativa”, explica.
Outras estratégias, adotadas por diferentes atores em diferentes âmbitos do Estado, colaboram para a criminalização. Por exemplo, a negação da legitimidade dos meios de pressão utilizados pelos movimentos – como a ocupação de um terreno ou o bloqueio do trânsito – sob o argumento de que tal atitude é “ilegal”. “Pode-se desmoralizar as pessoas publicamente, acusar de crimes que não cometeram, transformar uma situação de ato político em um ato criminoso, prender sem provas formais”, relata Darci Frigo.
Afinal de contas, se entrar sem permissão em uma propriedade privada é contra a lei, não seria correto chamar aqueles que o fazem de criminosos? Segundo Hélio Bicudo, não. “Esse embate é também político, mas é fundamentalmente jurídico. É uma questão interpretativa. Tomar posse de uma terra é uma ação formalmente ilegal, mas que defende o direito das pessoas sobre o direito da propriedade. Como o direito à terra é um direito social, nos usos e costumes a interpretação é absolutamente favorável a que o movimento tome terras que estão inaproveitadas para que elas sejam realmente utilizadas em benefício das pessoas. O que o MST está fazendo é, através de ocupações de terras que aparentemente são inaproveitadas, forçar uma definição do Estado sobre essas terras porque, se não estão sendo aproveitadas, o Estado tem que usar o dispositivo constitucional e desapropriá-las.” Ou seja: em vez de violar a lei, o movimento está forçando o cumprimento dela. A mesma regra pode ser aplicada aos demais casos: os estudantes que paralisam o trânsito da cidade, os sindicalistas que realizam protestos diante das fábricas, os indígenas que expulsam invasores de suas terras.
Os trabalhadores rurais, em foto clássica de Sebastião Salgado
No entanto, esse debate geralmente não faz parte do cotidiano daqueles que lidam diretamente com os movimentos – os defensores da “lei e da ordem”. Artur Henrique da Silva Santos, presidente da CUT, é testemunha da violência com que as polícias militares e civis tratam trabalhadores durante as manifestações sindicais, tradição que parece não perder terreno com o passar do tempo. Há ainda outras formas de coerção adotadas por policiais e investigadores, segundo Sandra Carvalho, da ONG Justiça Global: violação de domicílio ou instalações de organizações de direitos humanos, ingerências arbitrárias ou abusivas em correspondência ou comunicações telefônicas ou eletrônicas, atividades de inteligência e espionagem dirigidas contra defensores, e restrições de acesso a informações em poder do Estado.

Esta é a situação que os membros e as lideranças de movimentos sociais enfrentam no Brasil.
É bom destacar que especificamente no que tange a área de Campos - local historicamente dominado pelos oligarcas usineiros - os trabalhadores esperam a regularização do terreno há mais de 14 anos. Cícero tinha sua plantação no assentamento Zumbi dos Palmares, mas auxiliava, como liderança do MST, no assentamento Oziel Alves. Em nota, o MST explica que:

No lote, Cícero desenvolvia técnicas da agroecologia, com uma diversidade de plantas, respeitando a natureza e aproveitando de tudo que ela poderia dar. Começou com o plantio de sua cerca viva de sabiá, que viu sua propriedade melhorar visualmente e também obter uma boa fonte de renda.
Cícero também era conhecido pelas suas bananas, presentes em muitas partes do lote, consorciadas com leguminosas, milho e espécies frutíferas. Os filhos cresceram vendo a experiência se desenvolver e aprenderam com o pai que os alimentos produzidos na agroecologia têm qualidade superior aos do supermercado.
O agricultor assentado Cícero Guedes dos Santos, desde o inicio da ocupação do seu lote em 2002, já possuía o desejo de ter em sua área diversidade de plantas, respeitando a natureza e aproveitando de tudo que ela poderia dar. A natureza , inclusive, foi a fonte de inspiração para esse tipo de consciência e o entendimento da mesma fez com que esse sentimento de preservação e convívio fosse dia-a-dia aumentando.” (...)

O MST compreende que esta tragédia é “resultado da violência do latifúndio, da impunidade das mortes dos sem-terra e da lentidão do Incra para assentar as famílias e fazer a Reforma Agrária. O MST exige que os culpados sejam julgados, condenados e presos”.
Três dias depois de ocuparem o latifúndio, o MST denunciou à polícia a ameaça de morte sofrida pela sua liderança (não disse a imprensa seu nome, para protegê-lo). Como esta visto, de nada adiantou ter feito a denúncia.
Cícero Guedes dos Santos
O trabalhador foi covardemente assassinado, perfurado por múltiplos tiros na cabeça e no tórax, porém, apenas uma cápsula foi encontrada (e isto só porque ela estava em baixo de onde o corpo se encontrava), o que demonstra que o(s) assassino(s) queria(m) (e sabiam como) encobrir o assassínio, já que levaram as cápsulas deflagradas embora. Além disto, o dinheiro que o trabalhador portava em sua carteira não foi levado – não há dúvida, portanto, quanto ao fato de ser um assassinato político.

Evidentemente triste com o ocorrido, leio em um portal de notícias anódino (o Yahoo!) matéria sobre o assassinato de Cícero Guedes dos Santos. Quando vou ver os comentários, o que leio insulta qualquer pessoa de bem.
Uma pessoa, um trabalhador honesto é assassinado, toma vários tiros na cabeça e, ele, a vítima, é chamado de ladrão, assassino, terrorista, e tudo o mais que se possa imaginar. Os que o mataram, não, os que o mataram é que são as pessoas de bem. É de dar engulhos.
Poderia até dizer que são apenas trolls despejando sua ira pela internet, mas é pior do que isto, é mais grave do que isto. Como pode alguém, que cegueira ideológica é essa de fazer com que a vítima seja o algoz? Que o assassinado seja o terrorista? Que um pai de família, lavrador, trabalhador, seja chamado de pilantra, vagabundo desocupado, filho da puta e outras tantas coisas? Como é isto?

Já de muito tenho avaliado que a sociedade brasileira – guiada por uma imprensa marrom que possui as piores intenções possíveis – caminha a passos largos para o fascismo.
Se alguém tiver alguma dúvida disto que falo, é só ler os comentários abaixo que compilei – isto, que fique claro, porque entrei apenas em um site, sendo que este site nem é o repositório normal da net para este tipo de pessoas, há outros sites fascistas bem conhecidos que devem ter quantidade muito pior de canalhices deste tipo.
Eu não sei o que o ministério público poderia fazer com comentários como estes. Em caso similar, a estudante de direito (!) Mayara Petruso, ao término das eleições de 2010 postou em seu twitter: “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. Isto por conta da vitória da Dilma, que teria ocorrido por causa dos nordestinos (o que sequer é verdade, já que a Dilma teve maioria dos votos no Sudeste). Por conta desta publicação preconceituosa, Mayara foi julgada e condenada a um ano e 5 meses de prisão, sendo sua condenação convertida em serviços comunitários. O que compilei aqui (dei print screen na tela - e destaco aqui na postagem inclusive os perfis) consegue ser ainda pior do que o comentário preconceituoso de Mayara. Espero que o MP ou qualquer outra autoridade possa fazer uso deste material que compilei – e do tanto a mais que há na internet.

Para terminar o texto, cito a famosa frase de Joseph Pulitzer, que complementa a de Malcolm X:
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.”
Leiam os comentários abaixo e vejam se não é verdade.


John Who (http://profile.yahoo.com/DWAZMUQUCI2D4FTXQQGVRQWZIE)

Deve ter "mexido" mulher de algum membro da gangue e levou "azeitonas".

Zemane (http://profile.yahoo.com/T6T4JEH6UU4FBZFNO6O2KMJPQM)
menos um.

Tânia (http://profile.yahoo.com/TMI2BCWKUF46IJWAE6HHFUM7SM)
BANDIDO MATANDO BANDIDO!!!!!!!!

(resposta)
Armando Pinto/Bauru-SP  (http://profile.yahoo.com/XSRTTKSW2VMIVYMNYZ3W6TSNCM)

ISSO MESMO TANIA!

Ricardo (http://profile.yahoo.com/2T4L335VBM27FCFSJMALRSNUYA)
O PT FALIU O BRASIL... CULPAVAM A OPOSIÇÃO POR TUDO, MAS EM 10 ANOS NÃO CONSERTARAM NADA, E AINDA ESTRAGARAM O QUE FUNCIONAVA... LEVAREMOS MAIS 50 ANOS PARA CONSERTAR A LAMBANÇA... PARA PIORAR, APÓIAM AS AÇÕES CRIMINOSAS DESTE BANDO DESTRUIDOR DE LAVOURAS...

Gilberto (http://profile.yahoo.com/FUV6XLIBLMH7M5NWNF4FMANXO4) (em vários comentários)
QUEREM O QUE, INVADEM, DESTROEM, MATAM, ROUBAM ETC.........

QUEREM CARINHO. VÃO TRABALHAR TERRORISTAS !!

partidos metidos a esquerda e que investem em parasitas do mst são projetos de terrorismo puro contra a sociedade. VÃO TRABALHAR SEUS VAGABUNDOS !!

Odair - (http://profile.yahoo.com/5ISJSZBPYH3Q2ETPWSEXSF76UE)
TRABALHAR E LUTAR PARA CONQUISTAR NINGUEM QUER, É MAIS FACIL INVADIR O QUE É DOS OUTROS

Julio (http://profile.yahoo.com/TLFQEEJRBSVCOPCK6PZ567G7H4) (em vários comentários)
Pelo menos agora vai ADUBAR a terra !!!

São estes URUBUS que elegem os PTralhas !!!

Nenhum deles soube o que é pegar no cabo do guatambu e carpir o mato !!!

Falou tudo CAÇA TERRORISTAS, pois o PT/PMDB são aqueles que promovem o TERRORISMO no CAMPO, usando o famigerado MST do Bandido e aliado Stedeli

Aqui se faz, aqui se paga !!! Plantou tanto TERROR que colheu a própria MORTE !!!

MST é sinônimo de TERRORISMO no CAMPO !!! Invadem propriedades privadas e públicas, destroem casas, agridem moradores e agricultores, matam gado, arrasam plantacões e ASSASSINAM pessoas !!! MST só PLANTA o TERRORISMO no CAMPO e agora está colhendo !!!

A estratégia dos Sem-Terra é arrendar o lote que receberam para um TRABALHADOR do CAMPO de VERDADE e viver torrando o dinheiro em botecos de beira de estrada !!!

TERRORISTA não quer saber de pegar no cabo do guatambu, só quer saber de moleza !!!

corruPTos assassinos queimando arquivo !

PT ASSASSINA E ROUBA !!!

Quem PLANTA o TERROR só pode COLHER a MORTE !!!!!

E o GOVERNO federal repassa R$ 123 Milhões de REAIS por ANO para o MST poder invadir propriedades, destruir plantacões e matar rebanhos !!!

O PT montou esta quadrilha do MST, para poderem promover o TERRORISMO no CAMPO !!!

Vendem e vão invadir outras propriedades !!!!

Quem apoia BANDIDO e assassino são sempre estes PTerastas !!!

Este TERRORISTA morto nunca foi agricultor na vida! Quem sabe na morte ajuda a adubar a terra !!!!!

O PT montou esta quadrilha do MST, para poderem promover o TERRORISMO no CAMPO !!!

Vendem e vão invadir outras propriedades !!!!

Um TERRORISTA à menos !!! O POVO do CAMPO ficará mais tranquilo !!!

Parece que tem um monte de PTralhas tristinhos! São as viúvas do TERRORISTA !!!

Moisés (http://profile.yahoo.com/FKU75KGYTNLYUQMBDO27KYV6MU)
Os "Direitos Humanos" são rápidos nesta hora. Para os outros humanos não há direitos.

Rosana (http://profile.yahoo.com/2ZO3HJGENH5SSPUBL3RDO2B4MM) (resposta)
São pessoas que não tendo coragem para ser bandido passam então a apoiá-los.

Marcus  (http://profile.yahoo.com/4PM5EX7WTCXCU4UMDV6WUJMGAY)
Os "sem terra" não passam de terroristas, não querem terra para plantar, pois plantar cansa. São bandidos profissionais sustentados pela quadrilha petralha.

Mota (http://profile.yahoo.com/H2ZKITJZXUCBCXKW4WJBCOOH7A)
É verdade, age muito rapido, se fosse algum trabalado serio/honesto, nem pareciam.

Antonio (http://profile.yahoo.com/HVMVI6AJWVEY4XHILR2USCBENY)
Era um daqueles que só vivia mamando na vaca-pública. Nunca vi esse pessoal trabalhar ou estudar. Só querem comer de graça e invadir o alheio. Que no além tenha que trabalhar

ALDO  (http://profile.yahoo.com/FPVG5PQSUAAS5XYBIJ6GCI4GPQ)
INQUERITO PHORRA NENHUMA.
ENTERRA EM COVA RASA PRA DAR MENOS TRABALHO PRA QUEM REALMENTE TRABALHA.
E SE ACHAREM O EXTERMINADOR DE DESOCUPADO DEEM UMA MEDALHA DE OURO PRA ELE.

ESTA ABERTA A OLIMPÍADA DE CAÇA AOS VAGABUNDOS PROFISSIONAIS

Caça PTralha  (http://profile.yahoo.com/M6YO74DWLLOC365NRIH4B7XLJQ)
INVADIU O QUE NÃO DEVIA.......MENOS UM INVASOR PROFISSIONAL, BANCADO PELA QUADRILHA PETRALHA

Carlos Ayrton Dos (http://profile.yahoo.com/GNMADFYUQMP3DVJR7BWIXXTB34)
ALGUÉM JÁ COMPROU ALGUMA COISA PRODUZIDA POR UM"EX-SEM TERRA" ASSENTADO??????

Armando Pinto/Bauru-SP  (http://profile.yahoo.com/XSRTTKSW2VMIVYMNYZ3W6TSNCM)
EU NÃO,NEM SEI SE PRODUZEM ALGUMA COISA POIS TEM O BOLSA FAMÍLIA NÉ?

É FÁCIL RECONHECER UM AGRICULTOR MENDES:ELE TEM AS MÃOS CALEJADAS! SERÁ QUE ESSE TINHA?

ENTÃO CHUMBO NELE!

Eu  (http://profile.yahoo.com/C4SBOL57T53XELXVTVZAZF7KHQ)
Menos um invasor no Brasil!

EU  (http://profile.yahoo.com/UXVHXAOXP25MTDLA5DXW3OYOYA)
COITADO NEM DEU TEMPO DELE FICAR RICO IGUAL AO FILHO DO MOLUSCO LARÁPIO! MANDA ELE INVADIR AS TERRAS DE ONDE ELE VAI AGORA!

FOI O PODEROSO LULARÁPIO, PORQUE INVADIRAM O TERREIRO DELE EM SP, BANDIDO MATANDO BANDIDO, ESSA É A LEI NO PARTIDO DOS corruPTos!

Pc (http://profile.yahoo.com/BB7OJ3DTDB4KYVKMZE5ZRV565Y)
Eles mesmos se matam. É tudo b4nd1do.

Rosana  (http://profile.yahoo.com/2ZO3HJGENH5SSPUBL3RDO2B4MM)
Colheu o que plantou em terras roubadas.

Jumento  (http://profile.yahoo.com/44JKYNX7RGJSEX4Z2FBJWWVWEQ) (em vários comentários)
Vai trabalhar pro kapeta

Vai fazer reforma pro kapeta

Querterra sem trabalhar, agora conseguiu

Mara  (http://profile.yahoo.com/K2FAHVK7VW77EXTSMI7WEJKBJI)
ESTES ANARQUISTAS , RECEBEM AS TERRAS DO GOVERNO PARA DEPOIS VENDE-LAS, SÃO UM BANDO DE DESOCUPADOS, VAGABUNDOS! TEVE A MORTE QUE MERECE! VÃO TRABALHAR SEUS PREGUIÇOSOS!

BENTO CARNEIRO (em vários comentários)
 (http://profile.yahoo.com/YZX5A7JMZD5DIPYXXCNPJ544LE)
SR. COLUNISTA ENTRE AGRICULTORES E SEM-TERRAS HÁ ENOOORME DIFERENÇA. AGRICULTOR TRABALHA E OS SEM TERRA SUGAM E FAZEM BADERNA. ESSA É DESTINÇÃO OK.

PAREÇE QUE ANARQUIA ESTÁ CHEGANDO AO FIM. SERÁ QUE POSSO ACREDITAR EM UMA MUDANÇA NAS LEIS DESSE PAÍS.

Luis (http://profile.yahoo.com/2ZUQVB7YFBKSQ3ANKNDHYQYF3A)
MORREU??? Ô DÓ!!! PHODA-CE!!!!! UM V.A.G.A.B.U.N.D.O. F.I.L.H.O. D.A. P.U.T.A. A MENOS!!!!!!!!!

LICINIO  (http://profile.yahoo.com/LJNVMIH4ZZGSS2YH6ACLXJMONY)
já foi tarde

ALFBR (http://profile.yahoo.com/FNMGCNJNHWY6DERCXJNWDWAUZE)
vai virar herói, historia de mini serie, mártir. Porque aqui é assim: pilhador, invasor, facista.. é que tem status midiático.

Geraldo (http://profile.yahoo.com/WXDJUCRUGELH4L7PAPLTPMSXHU)
Terra na cara.

Ricardo D (http://profile.yahoo.com/FMFBJQCD6V5DB64VKFGXWWGKQ4)
João, os integrantes do MST nunca pegaram em uma enxada. Eles querem e preferem dinheiro.

Edivaldo  (http://profile.yahoo.com/THIZNXEX3JNRAOSHNSUCO5HZVU)
Só um? que pena...poderiam ser mais uns quinhentos.

Victor  (http://profile.yahoo.com/ZZJ57VCGGVKRRP5NRV5YSCI6AY)
vai reinvidicar reforma agrária ao capeta

Ribamar  (http://profile.yahoo.com/CYNM3BT2O54P2XNGUVB5NQMUVY)
Na minha opinião todos os que fazem parte do MST são um vagabundos.Infelizmente existe alguns políticos que apoiam essa turma a troco de votos.Deveriam ser tratados como TERRORISTAS.

(resposta)
Patriota  (http://profile.yahoo.com/WVQNN5HOVFJT2FGP7UXJWTQYJM)
mas se os governantes são ex-terroristas, claro que bandido tem proteçao nessas paragens

Sidney (http://profile.yahoo.com/4T4WRU72JFUTFNUZV77HSHI2ZI)
Gozado, policiais morrerm a toda hora vitimas de marginais inescrupulosos e assassinos e ninguém faz nada !!!! Nehuma comissao dos direitos humanos vai a té a famila pra saber como estao passando!! Um verme nojento msabgue suga ,safado pilantra desse tal MST MORRE aprece logo uma corja de demagogos safados oportunistas pra saber e investigar o porque .Quem fez esse serviço devia ganhar uma medalha de HONRA AO MÉRITO POR BOA PRETAÇAO DE SERVIÇO A SOCIEDADE!! Já vai tarde VERME NOJENTO ,SANGUE SUGA .VAI INVADIR AGORA A CASA DO #$%$ FDP!!! YAHOO VAO TOMAR NO CÚUU!!!

(resposta)
Patriota  (http://profile.yahoo.com/WVQNN5HOVFJT2FGP7UXJWTQYJM)
Parabéns pela lucidez, Sidney, que anda quase extinta no setor público

Einstein  (http://profile.yahoo.com/WK5DXSWZJHGH3QTRURNQCFO66I)
Terroristas, bandidos, vagabundos e aproveitadores.

Drausio  (http://profile.yahoo.com/XTDXSRATKEMSHKBVYLIGD435BM)
JÁ FOI TARDE, INVASOR DE TERRAS ALHEIAS, VÃO TRABALHAR VAGABUNDOS DO MST.

Esdras  (http://profile.yahoo.com/RNHP27F6MOEU67I4OHOBH53KNE)
Lamentável, tem gente que gosta e apoia pilantras invasores como esse aí que foi pro meio dos infernos....E se a casa dela fosse invadida por esses bandidos ?O que será que ela faria ?

Sandra (http://profile.yahoo.com/YPHJML75J42I332AO5SL4CBMG4)
Que maravilha, já foi tarde.

José (http://profile.yahoo.com/HSIDKCTH5AU6OOTA3GOETZJL6A)
bandido bom este...

SORAIA  (http://profile.yahoo.com/5NFX7NJOQCDC7QY4MYMZHYIODA)
colheu o q plantou,se tivessemos que tomar a força o q não temos eu poderia ter uma casa, um carro etc.

Wesley  (http://profile.yahoo.com/N266MRQT2SHO2FXK7PH7C7XJOY)
Dias após a invasão do MST ao Instituto LULA, o líder do movimento é assassinado..... interessante... É bandido matando bandido

André Felippe  (http://profile.yahoo.com/AXE2L4I6RHREIRKPGJGXRVXXBQ)
Ele queria tanto tomar terra dos outros, que acabou ficando embaixo de 7 palmos de terra...

Ricardo  (http://profile.yahoo.com/N22L6CEIMIFSMY25QJWXKBNKZI)
Só mataram um?!!!

(resposta)
Julio  (http://profile.yahoo.com/TLFQEEJRBSVCOPCK6PZ567G7H4)
Pena !!!

Marcus  (http://profile.yahoo.com/4PM5EX7WTCXCU4UMDV6WUJMGAY)
Onde está escrito "agricultor", leia-se "invasor". Mas é uma boa notícia assim mesmo.

Sueli  (http://profile.yahoo.com/FJXUU7KDDC6N7QAKUFUXJVILVE)
ué ...agora esse invasor já tem seu pedaço de terra

Rodrigo (http://profile.yahoo.com/LQXFI52SVACQWDDGNW5J3UEZEQ)
Bando de ladroes. Se querem terra vao comprar. Nos que pagamos impostos nao somos obrigados a pagar por terra de primeira para esse bando de vagabundos e petistas

Dionete (http://profile.yahoo.com/BTWVAV35KHXWXPLATLTAXCJVDI)
Ja morreu tarde. O pessoal do MST deviam ser abortados.

Isaac (http://profile.yahoo.com/BIMFS4AYPSQFHM4AHPWNPLAF24)
Morreu tarde.

Mara  (http://profile.yahoo.com/K2FAHVK7VW77EXTSMI7WEJKBJI)
ESTES ANARQUISTAS , RECEBEM AS TERRAS DO GOVERNO PARA DEPOIS VENDE-LAS, SÃO UM BANDO DE DESOCUPADOS, VAGABUNDOS! TEVE A MORTE QUE MERECE! VÃO TRABALHAR SEUS PREGUIÇOSOS!

EU  (http://profile.yahoo.com/UXVHXAOXP25MTDLA5DXW3OYOYA)
QUEM PROCURA ACHA! QUEM PLANTA VENTO COLHE TEMPESTADE! ESSES BADERNEIROS QUANDO INVADEM UMA FAZENDA NÃO QUEREM SABER DE QUEM É, CORTAM CERCAS, MATAM O GADO QUE TIVER NO CERCADO, E SE ALGUÉM APARECER PRA IMPEDIR ELES MATAM TAMBÉM; PORTANDO NÃO SÃO COITADINHOS, SÃO BANDIDOS DISFARÇADOS DE SEM TERRAS, QUEM SABE NÃO FOI O MESMO QUE MANDOU MATAR O PREFEITO DO INTERIOR DE SP!

Edgar Neto (http://profile.yahoo.com/EY6HXSAI6NZNXXQ27K42VSWY3A)
.....menos um.....invasor

Bob (http://profile.yahoo.com/GSQUCJI24WSQJ7HGNX77QDMWBM)
EXCELENTE NOTI'CIA,,,VAGABUNDO TEM QUE SER MORTO MESMO

Emerson DM (http://profile.yahoo.com/HEHEJDVTPGTKJLFCHLMGP6DBRI)
Menos um . . .

F. A. B. (http://profile.yahoo.com/MJXKMD5MOVYOBRMYUMGUUWXJNI)
Graças a Deus, menos um terrorista aliado do sapo barbudo

Um comentário:

Lenny disse...

E Doney a inversão de valores existente na nossa sociedade, cada um só pensa no proprio umbigo!!!inadimissivel a falta de humanidade!