sexta-feira, 11 de maio de 2012

Infra-estrutura brasileira

O trecho abaixo foi retirado do blog do Planalto, de entrevista com a presidente Dilma:

 “Meu governo tem absoluta convicção da importância das ferrovias. Por isso, temos, hoje, mais de 3 mil km de ferrovias em construção. Estamos em um período de retomada dos investimentos no setor porque queremos, finalmente, promover uma interligação ferroviária entre todas as regiões do país. Além dos trechos em obras, foram concluídos projetos para mais de 3,7 mil km e estão em fase de elaboração estudos e projetos de ferrovias que somam mais 3,5 mil km. Em 17 anos, entre 1986 e 2002, foram construídos apenas 215 km de linhas férreas. Nos últimos nove anos, entregamos 753 km. Com a ampliação da malha que estamos promovendo, haverá uma participação muito mais efetiva das ferrovias na matriz de transportes do Brasil”, disse a presidenta.

A constatação de que, em 17 anos (entre 1986 e 2002) foram construídos somente 215 km de linhas férreas no Brasil é realmente de se envergonhar - e é só mais uma das demonstrações cristalinas de como fomos pessimamente administrados no período.
Lembro-me que no final do lúgubre governo FHC ele ainda tinha a audácia de desperdiçar uma cachoeira de milhões de reais do povo brasileiro anunciando na (também lúgubre) revista Veja, os fortes investimentos na malha ferroviária feitos pelo seu governo.
Que lástima.

Nenhum comentário: