quinta-feira, 3 de junho de 2010

Caso Lunus não morreu – Por Fernando (blog do Nassif)

Eu estou pasmo em ver onde foi parar o jornalismo imparcial e investigativo no Brasil. A Folha não aguentou nem uma semana da imparcialidade que veio junto com a nova proposta gráfica. Está de volta ao passado: um jornal a serviço do tucanato paulista. Como numa jogada planejada com o Estadão, hoje, a edição da Folha traz o mesmo editorial da família Mesquita, e ataca o sindicalimo "pelego" a serviço do presidente Lula. Nenhuma linha sobre o sindicalismo patronal pelego dos Demotucanos que faz evento em frente ao impostômetro criado pelo ex-malufista Guilherme Afif Domingos. Nenhuma linha sobre a presença do "ilustre" e "honrado" ex-governador Orestes Quercia no evento, todo sorridente ao lado de Serra.

Na cobertura "imparcial" da nossa grande imprensa nenhuma cobrança de coerência dos Demotucanos. Se são contra os impostos, porque aumentaram de maneira absurda o IPTU em São Paulo? Porque o IPVA no estado é o maior do país? Como num jogo de cartas combinado, a grande imprensa brasileira trabalha nos porões da campanha Serrista. A Veja cria o factoide, diz numa nota despretenciosa que aloprados petistas criaram um dossiê contra a filha do Serra, baseado em informações em off. Serra não perde tempo: acusa sua adversaria politica pelo suposto dossiê. Para completar o script o assunto vira manchete de primeira página, editoriais e análises dos articulistas de 'O Globo'; Estadão e Folha. E, noticia de destaque nas rádios Jovem Pan, Eldorado e CBN.

Se tudo está no condicional: um suposto dossiê, criado por supostos aloprados, caberia aos jornalões para tranformar a intriga em máteria explicar aos leitores ques tões básicas: 1 - O que a filha do Serra teria feito de tão grave para merecer um dossiê? 2 - Qual o interesse da candidatura Dilma em atacar o combalido José Serra que está em queda nas pesquisas? 3 - Quais são as evidências da existência de tal dossiê? 4 - Existe lei proibindo a feitura de dossiês, ou esse é um expediente permitido apenas aos jornalões?

O próximo capítulo deste novelão a gente já conhece. A revista Veja vai dar capa sobre o assunto, os deputados do PSDB, Democratas e PPS vão pedir uma CPI, e pronto: está criada a crise na campanha da adversária.

Se mesmo assim Dilma teimar em continuar subindo nas pesquisas existe uma carta na manga. A justiça eleitoral está pronta para ir ao extremo e cassar a candidatura petista sob alegação de campanha antecipada. A sinalização já foi dada pelo ministro Marco Aurélio Mello, quando disse que as multas dadas ao presidente Lula não são a única punição. Pode ter coisa maior. Aí a grande imprensa vai dizer que decisão judicial é pra ser cumprida. Alguém tem alguma dúvida que isso pode acontecer? A única coisa que eles não podem controlar é a reação da sociedade organizada, que não é a mesma de 64.

Nenhum comentário: