sábado, 30 de janeiro de 2010

Um prognóstico

São muitas as coisas que melhoraram em nosso país, e muitas as que ainda precisam melhorar. Dentre estas últimas, com certeza estão inseridas as pesquisas eleitorais. Com institutos de pesquisa altamente alinhados a candidatos e partidos, temos dificuldade em discernir o que é verdade do que é bazófia nas pesquisas.

Por um lado, temos o Data folha, do grupo da família Frias. O patrono da família Frias, como é consabido, certa vez afirmou que não morreria antes de ver José Serra presidente.
Ele já está há sete palmos embaixo da terra faz alguns anos.

O Ibope, umbilicalmente ligado à rede globo, tem como presidente uma espécie de Gilmar Dantas dos institutos de pesquisa, o senhor Carlos Augusto Montenegro. Este se porta como um membro da oposição, sem o mínimo disfarce. Há mais de 12 meses do período da eleição afirmou em alto e bom som que a candidata (?) Dilma Roussef não ganharia as eleições. Talvez não seja uma espécie de Gilmar Dantas, mas sim uma mãe Dinah piorada. Exige que o PMDB tenha candidato (“mesmo que para perder”, segundo suas próprias palavras – impedindo assim a aliança deste partido com o PT e prejudicando (?) este último). Dentre outras tantas, para ele, Serra já é o presidente eleito do Brasil. Em outubro de 2010 a população apenas confirmará o que ele vaticinou.

Desta maneira, não conseguimos estudar de maneira adequada as pesquisas eleitorais – temos que considerar esta variável obtusa: os institutos de pesquisa.

Conseguimos, sim, estudar os resultados de eleições que já ocorreram. Ainda assim, apenas baseando-se nos números, conclusões que deveriam ser óbvias saem completamente enviesadas (veja aqui como foram os resultados das duas últimas eleições). A mídia gorda, por exemplo, ainda conseguiu dizer que o PT foi o grande derrotado no último pleito (!).

De todos os institutos de pesquisa, o único em que acredito é o Vox Populi, que tem como diretor uma pessoa séria, o Marcos Coimbra. Pois bem, em seus dois últimos levantamentos para intenção de votos à presidente das próximas eleições, temos como resultado os seguintes números:

Dezembro de 2009

José Serra (PSDB) – 39%
Dilma Roussef (PT) – 17%
Ciro Gomes (PSB) – 13%
Marina Silva (PV) - 8%

Janeiro de 2010:

José Serra (PSDB) – 34%
Dilma Roussef (PT) – 27%
Ciro Gomes (PSB) – 11%
Marina Silva (PV) - 6%

Ou seja, um crescimento de 10 pontos percentuais da ministra Dilma Roussef, enquanto o governador José Serra recuou 05 pontos.

Pano lento

O presidente Lula, possui avaliação de bom/ótimo por parte da população e como avaliação pessoal, incríveis 83% de aprovação. Em 2002, o ex-presidente FHC tinha cerca de 25% de aprovação.
Ainda assim, o PSDB conseguiu levar Serra ao segundo turno, e ele obteve cerca de 40% dos votos. Isto, com o país imerso numa crise econômica que não se resolveu em 8 anos (crescimento anêmico em todo este período), afora todos os outros problemas deste lúgubre período, que não convém aqui citar.

Imagine-se agora, com uma candidata que possui o apoio do presidente mais popular da história e o país vivendo o melhor momento econômico de todos os tempos, (crescimento sustentável, com distribuição de renda e sem inflação)...

Como esta pesquisa tende a amainar o furor eleitoral do Ciro Gomes (por quem nutro respeito), que vem caindo nas pesquisas e deve se bandear para São Paulo, tudo leva a crer que não teremos um segundo turno, tendo o primeiro com apenas dois candidatos competitivos.

Não cairei no mesmo erro do presidente do Globope, de afirmar com certeza o que acontecerá. Também não sei se minha avaliação é prejudicada pelo fato de eu ter uma opção eleitoral, mas acredito que se estes dados da pesquisa se confirmarem, a ministra Dilma Roussef se elege presidente no primeiro turno – e com boa distância de Serra.

Nenhum comentário: