terça-feira, 6 de outubro de 2009

O vazamento das provas do Enem - (blog do Nassif)

Por wilson yoshio
Nassif, é sabotagem imensurável no Enem que equivaleria como primeira fase, praticamente, na UFSCar e parte da pontuação nas demais federais.
O transtorno para quem vai fazer vestibular e balizaria seu desempenho pelo Enem, e às instituições que correm o risco de atropelo de datas eliminando mais opções de cursos por coincidencia de datas aos candidatos, toda logística dos pais nas reservas de hospedagem, marcação de férias para acompanhar seus rebentos foi pro limbo.
O prejuízo financeiro e emocional de quem vai encarar seu primeiro Enem e vestibular de vera, a sério, que periga cursar uma carreira a contra gosto agarrando uma bóia salva vidas prá não ficar ao léu é grande, só medido pela família.
o link: clique aqui.

Por Guilherme Hanesh

Estadão nota 10

É um exemplo de responsabilidade jornalística o que fizeram os repórteres do Estadão ao levarem a denúncia de fraude na prova do Enem ao Ministério da Educação para providências. Agiram com cuidado, pensando nas consequências e sem perder o gosto do furo de reportagem.
Os caminhos da lambança nesse caso eram muitos: poderiam ter feito a denúncia depois da prova aplicada, o que traria um prejuízo muito maior aos estudantes e ao MEC. Poderiam ter negado a chance ao MEC de adotar as medidas preventivas (no caso, cancelar a prova). Felizmente, nada disso aconteceu. Foram corretos, cuidadosos ao apurar a informação, e mesmo sem pagar os R$ 500 mil pedidos pela prova (outro exemplo, porque jornalista não deve comprar informação), foram atentos em registrar detalhes do material mostrado a eles, levaram isso ao MEC em sigilo e ajudaram a evitar um desastre.
Não posso deixar de comparar esse feliz episódio com casos recentes em que a Folha de S. Paulo, sabendo que operações da PF haviam vazado (se é que é verdade isso) preferiu publicar quem eram os investigados em vez de ir atrás do vazador. Isso para não citar o exemplo de uma outra e famigerada reportagem em que a operação foi vazada pelo próprio jornal (Satiagraha).

Nenhum comentário: