terça-feira, 14 de outubro de 2008

Até aqui, tudo bem

Estamos assistindo aquela piada do sujeito que pula do 20º andar. Cai vertiginosamente, mas como ainda está no 10º andar, proclama: "Até aqui, tudo bem". Este, é nosso presidente bradando sobre a crise financxeira global.


O governo Lula vem gradativamente dando maior poder de ação e decisão justamente aos causadores (ou, pra ser bem bondoso, aos “lenientes”, “omissos”, ou algo que o valha) da crise em seus respectivos países.
Aqui, o BC, com o senhor Meirelles em sua presidência, tem passado a tomar as rédeas da economia como um todo.
Ou seja: com anos de atraso, vai-se concedendo que o Banco Central brasileiro, sem votos ou autonomia democrática para tanto, seja o direcionador de nossa economia. Dando justamente o poder que levou os países estrangeiros à gravíssima crise que assistimos diariamente.

Concomitantemente, o presidente discursa a dar lições ao mundo todo sobre o que fazer, o que estava errado lá, pois aqui está tudo certo, tudo perfeito, espanta que esteja tão bem.


Era melhor o presidente colocar as barbas de molho, e prestar mais atenção ao que andam fazendo nas suas próprias barbas.
Pensa que se protege ao colocar uma raposa pra tomar conta do galinheiro. Greenspan também era bem quisto pelo mercado financeiro lá (como Meirelles é aqui).
Deu no que deu.

Nenhum comentário: