sábado, 13 de setembro de 2008

Justiça para todos - Luis Nassif

Está na hora do Ministério Público e da Polícia Federal ampliarem as investigações sobre o suposto grampo que o senador Demóstenes Torres e o Ministro Gilmar Mendes teriam sofrido.

Até agora se trabalhou exclusivamente com a suposição de autoria da ABIN (Agência Brasileira da Inteligência). É possível que a investigação permita chegar a essa conclusão. Mas não se pode ficar apenas nessa linha de investigação.

Há uma possibilidade da revista Veja ter armado o grampo. Como, em um ambiente republicano, ninguém está acima da lei, a própria revista deveria dar o exemplo e se oferecer para ser investigada. Até para que, se inocente, receba um atestado que afaste as suspeitas.

Quais as evidências:

1. Anunciou ter documentos comprovando a autoria da ABIN e não apresentou um sequer. Não existe cópia do áudio, documentos. Em cima de uma mera degravação, Veja afirmou existir uma central de grampo que teria grampeado dezenas e dezenas de autoridades. E nada mostrou.

2. Tanto Demóstenes Torres quando o autor da reportagem, Policarpo Jr, são ligados a arapongas que prestam serviços ao bicheiro Carlinhos Cachoeira. Há um histórico de parcerias entre a revista e o araponga Jairo Martins de Souza.

3. Há sinais evidentes de que a revista têm atuado firmemente em defesa de Daniel Dantas. E o episódio em questão poderá se constituir em elemento essencial para a defesa de Dantas.

4. Se nada for comprovado contra a revista, se ela conseguir comprovar suas acusações, sua absolvição, no inquérito, funcionará como um atestado de inocência.


Por Stanley Burburinho

Trecho do depoimento do Jairo Martins de Souza, o araponga do Cachoeira, à CPI dos Correios:

"O SR. JAIRO MARTINS DE SOUZA – Eu disse que todo o momento eu fui acompanhado pela revista. Quando eu tomo conhecimento de um fato desse que é para ser divulgado, eu não tenho veículo, Senadora, eu tenho que trazer um veículo. Eu trouxe a quinta maior revista maior revista do mundo para dentro do assunto.

A SRª IDELI SALVATTI (PT – SC) – Para dentro assunto.

O SR. JAIRO MARTINS DE SOUZA – É.

A SRª IDELI SALVATTI (PT – SC) – O Senhor fez isso no caso do Maurício Marinho?

O SR. JAIRO MARTINS DE SOUZA – Perfeitamente.

A SRª IDELI SALVATTI (PT – SC) – Fez isso, no caso do André Luiz?

O SR. JAIRO MARTINS DE SOUZA – Perfeitamente.

A SRª IDELI SALVATTI (PT – SC) – Fez isso, no caso do Calazans?

O SR. JAIRO MARTINS DE SOUZA – Perfeitamente.

A SRª IDELI SALVATTI(PT – SC) – Então, o senhor é uma espécie de funcionário da revista Veja para arapongagem?

O SR. JAIRO MARTINS DE SOUZA – Não, senhora.

A SRª IDELI SALVATTI (PT – SC) – Mas é muito coincidência três episódios nos três o senhor é quem faz as gravações que dão a...Então, eu quero saber. Tem vínculo direto ou indireto com a revista Veja?

O SR. JAIRO MARTINS DE SOUZA – Não tem vínculo.

A SRª IDELI SALVATTI (PT – SC) – E quanto é que o Policarpo Quaresma lhe paga para fazer esse serviço para ele?"

CM: A senadora Ideli chamou o Policarpo Jr. de Quaresmaa.

Nenhum comentário: