quarta-feira, 24 de setembro de 2008

As benesses do Plano Paulson - por Luis Nassif

Um dos pontos centrais de resistência ao plano Paulson – de salvamento do sistema financeiro norte-americano – é a resistência do Secretário do Tesouro em impor qualquer tipo de mercado ao sistema.
Não se discute a importância de salvar o sistema. Mas adquirir os títulos podres pelo valor de face decorrido é uma imoralidade que dificultará em muito a aprovação do pacote. Desmoraliza completamente a noção de risco do mercado.
Os especuladores compraram carteiras de subprime (títulos de difícil recebimento) dispondo-se a correr maiores riscos em troca de maior rentabilidade. Hoje em dia, o valor dessas carteiras despencou.
O que Paulson pretende é calcular o valor da carteira até a data da troca por títulos públicos e não impor nenhuma espécie de desconto na dívida.
Ou seja, premia todos os especuladores, os atores desse jogo irresponsável e joga a conta para o contribuinte americano.
É a diferença entre Bush Jr e Roosevelt. O plano de Roosevelt saiu porque tinha no centro o mutuários dos financiamentos, criando condições para que pudesse cumprir com suas obrigações e não perder os imóveis. O resultado foi o fortalecimento do sistema financeiro através da salvação de seus clientes – os mutuários.Esses incríveis burocratas de mercados, como Paulson, pretendem que seja politicamente viável um plano que não apenas salve o mercado como preserve seus ganhos.

Comentário: Se eu tivesse tempo, escreveria muito sobre a capa de certa revistona nacional da semana. Nela, o Sr. Sam, com um olhar agressivo, diz que está "salvando você". Ora, tenham a santa paciência. É bem claro quem eles estão salvando.

Nenhum comentário: