terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Muito trabalho

Hoje, o presidente do IPEA, Márcio Pochmann, apresentou numa palestra um importantíssimo estudo (A transnacionalização da terceirização na contratação do trabalho) sobre o estado do mercado de trabalho brasileiro, e as terríveis tragédias que a terceirização tem trazido aos trabalhadores brasileiros e mundiais.
O estudo repercutiu na imprensa, o que me muito me espanta, tendo em vista que a mesma normalmente só tem espaço para as críticas que se fazem ao governo Lula.
Porém, o que mais me espanta, foi que o ministro do trabalho, Carlos Luppi (PDT), não compareceu ao evento.
Acho lamentável a ausência de alguém que deveria nortear a estrutura legal do mercado de trabalho brasileiro, as mudanças que devem ser feitas nos direitos dos trabalhadores, as que não devem, enfim, algo há de se mudar, já que aproximadamente apenas 40% dos trabalhadores têm carteira assinada, um número pífio.
O ministro não compareceu. Ao menos espero que ele leia o estudo (já que o mesmo é conciso) e pondere sobre as colocações ali feitas.
Espero.

Para quem desejar, o caminho do estudo é: http://www.sindeepres.org.br/pt/estudos/Pesquisa_TG_Pochmann.pdf

Por ventura, o tema é o mesmo de minha monografia, que tem impedido que eu poste aqui comentários de minha autoria.

Nenhum comentário: