segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Prestidigitação

A Folha do último domingo conseguiu fazer um milagre para não evidenciar a melhora da avaliação do governo e do presidente Lula, especialmente nas camadas mais abastadas da população.
Ao contrário, dá toda a publicação possível a notícia de que José Serra, o homem que assinou o PROER, está em primeiro lugar na lista dos presidenciáveis. Ainda não completamos sequer um ano do 2º mandato do presidente Lula, mas como é José Serra quem está como primeiro, a Folhona dá uma enorme importância ao fato.

Bem, fez falta uma comparação nas pesquisas tendo o presidente como candidato. Afinal, a imprensa tanto diz que ele vai se candidatar... por que não o inseriram na pesquisa, então?
Não é preciso ser doutor em lógica transcendental para saber o porque: Lula seria o primeiro nas intenções de voto.
A imprensa ficaria histérica!

É fato que, caso o CONGRESSO efetivamente mudasse a constituição para que os candidatos pudessem disputar um terceiro mandato, Lula seria reeleito com tranqüilidade. É fato.
Infelizmente o presidente não fará isto, não mudará as regras no meio do jogo para não se beneficiar delas, como outros o fizeram. Lula é diferente de certos. É diferente porque tem moral.

Discordo imensamente de muitas coisas que Lula diz e faz. Discordo, como na última semana, quando veio ao ES e responsabilizou FHC pelo desastre que foi a administração de Vitor Buaiz, ex-governador do Espírito Santo, então eleito pelo PT. Ora, efetivamente FHC foi um presidente terrível para os governadores.
Mas, afora o este fato, Vitor Buaiz foi a calamidade que foi, por erros dele mesmo, e por ter seguido desbragadamente o PT do estado, então dominado por seres espúrios, sectários e corruptos.
Deixar que Rogério Medeiros, Perly Cipriano e um nome que agora me foge à memória governassem o ES, não poderia acontecer outra coisa, que não o caos que o estado viveu.
Agora, querer comparar Lula com qualquer um dos que ocupou o cargo nos últimos anos (excetuando Itamar, que também foi um grande presidente) é de dar pena aos outros.

Aconselho a leitura, sobre a prestidigitação que a Folha tenta fazer para maquiar os dados favoráveis ao governo, e para dar toda a moral possível à José Serra na análise de Gilson Caroni Filho, no site da agência Cartamaior: http://www.agenciacartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14736&boletim_id=387&componente_id=7181

Ah! O dono (alguns chamam este posto de “publisher”... nome que consegue a façanha incrível de ser pior que o próprio jornal) da Folhona, o senhor Octavio Frias de Oliveira, afirmava que não morreria antes de ver José Serra ser eleito presidente.
Neste momento ele está comendo capim pela raiz.

Nenhum comentário: