quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O IDH e a bazófia

E eis que a ONU inclui o Brasil no ranking dos países desenvolvidos com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este ranking, falho na minha concepção, avalia os países por três metas: número de crianças na escola, renda per capita e expectativa de vida.

Dos três tópicos avaliados, apenas o último serve de parâmetro correto. O número de crianças na escola não significa qualidade de ensino, e renda per capita pode mascarar uma grave distorção social. É aquele velho exemplo: a temperatura média do cara está ótima. Porém, avaliando especificamente, os pés estão congelados e a cabeça está fervendo.
Mas a média, está excelente...

Pois bem, então, o país melhorou, apesar de ter caído duas posições no ranking. A ONU errou em apurar os dados conforme a metodologia antiga de avaliação do PIB brasileiro. Se o tivesse feito conforme os novos critérios adotados, o país teria ficado mais bonito ainda na foto.

Agora, sinceramente, não vejo grande causa de comemoração por termos melhorado neste ranking... A despeito das boas intenções da ONU, este tal IDH avaliar apenas três tópicos, com o complicador de que estes não representam plenamente as áreas avaliadas... Sei não, para mim este ranking é uma bazófia.

Nenhum comentário: