quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Socialismo para os ricos

Recentemente podemos ter uma linda amostra da ditadura que os especuladores impõem as economias dos países. Desejando uma rentabilidade acima da média, depois de muitos sucessos em tal intento, eles obtiveram os fracassos, que num negócio arriscado, fatalmente haveriam de ocorrer.
Porém, somente quem investe e gera empregos pode ter prejuízo. Especuladores sempre têm que lucrarem, esta é a regra do jogo. Então, os bancos centrais de países riscos investiram dezenas de bilhões de dólares para conter a “falta de liquidez” de determinados papéis, absorvendo o prejuízo dos ilustres especuladores. Só o banco central europeu (BCE) injetou 55 bilhões de dólares extras no mercado.
Ou seja, estão inventando um novo tipo de socialismo, destinado somente aos abutres do mundo. Todos nós, reles cidadãos mortais, podemos ter prejuízo com qualquer negócio que empreendemos seja uma microempresa, um restaurante, uma loja, enfim, qualquer coisa. Podemos falir com nosso negócio, podemos ter de vender nossos bens para arcarmos com quaisquer eventualidades, estamos postos a toda prova. Agora os especuladores, estas figuras irrepreensíveis dos nossos dias, estes não!!!

Assim eu também quero. Quando lucro muito por negócios arriscados, o lucro é meu, eu me arrisquei. Quando tomo por prejuízo ao correr tal risco, o ônus é dividido para todos os cidadãos.

Isto tudo correndo às claras, como se nada de podre estivesse acontecendo... Será que só eu me revolto com isto?

Nenhum comentário: